O objetivo desse blog é facilitar, agilizar e organizar meu trabalho , minhas ideias e memórias.....criando um arquivo virtual de lembranças, reflexões , dicas e exercícios.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Únicos


Tinhosos


Só as tinhosas


Amigo secreto


De Pijama


Eternos.

Não estudaram como eu queria, mas riram e me fizeram rir como eu não esperava.
 
 
 

Sopro




Obs.: imagem não é de minha autoria.

As vezes as ideias fluem, como se fossem pensamentos ditados..... Surgem textos bonitos, frases impressionantes, versos lindos ...

Conseguir fazer com que os sentimentos se expandam de tal forma a imprimir num papel ,utilizando um somatório de letras, as nuances mais tênuas da alma, não é para qualquer um........ Feliz de quem pode ser o instrumento para a apresentação de tais belezas.

Wave

 
 
 

Introdução à Cinemática

 Resumão sobre conceitos básicos da Cinemática
 
 
 

Exercícios sobre Ondas


 EXERCÍCIOS - ONDAS MECÂNICAS E ELETROMAGNÉTICAS








1-F. M. Triângulo Mineiro-MG

Com respeito às características das ondas, observe as afirmações:

I. unidimensionais são ondas que se propagam em um único plano, como por exemplo, as que ocorrem na superfície de um lago;
II. ondas sonoras no ar atmosférico são exemplos de ondas tridimensionais;
III. ondas eletromagnéticas, como as de rádio, podem propagar-se no vácuo;
IV. quando geradas em cordas de instrumentos sonoros, são consideradas mecânicas quanto à natureza e longitudinais quanto à direção de propagação.

Está correto o contido apenas em
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.

e) II e IV.

 

2-A respeito das ondas são feitas as seguintes afirmações: I) Quando percutida, a corda do violão vibra formando uma onda estacionária que se move praticamente a 340 m/s. II) Reduzindo sua velocidade, uma onda estará, ao mudar de meio, sofrendo o fenômeno da refração mesmo sem mudar sua direção de propagação. III) No vácuo todas as ondas eletromagnéticas caminham com uma mesma velocidade, independentemente de sua freqüência. É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) somente I e II.
b) somente I e III.
c) somente II e III
.

d) somente I.
e) somente II.

 

3- (Pucsp) O esquema a seguir apresenta valores de freqüência (f) e comprimento de onda (—) de ondas componentes do trecho visível do espectro eletromagnético.
 
O quociente y/x igual a
a) 5/4    b) 6/7    c) 4/3    d) 7/6    e) 3/2
 
4-(UFPR–adaptado) A velocidade de programação do som num gás é de 300 m/s. Um diapasão vibrando neste gás gera uma onda de comprimento de onda de 2,00 cm. É correto afirmar que:
01-    A freqüência do diapasão é de 60,0 Hz
02-    A onda emitida pelo diapasão corresponde a um infra-som
04-Um observador em movimento, aproximando-se do  diapasão detectaria uma onda com freqüência maior que a freqüência de vibração do diapasão.
08-Um outro diapasão que vibrasse com freqüência de 5,00 kHz emitiria um som cujo comprimento de onda seria de 6,00 cm nesse gás.
16- Se o diapasão vibrasse no vácuo, não seriam produzidas ondas sonoras.
32- Aumentando-se a amplitude de oscilação do diapasão e mantendo-se a mesma freqüência, haverá uma diminuição do comprimento de onda da onda sonora emitida no gás.
64-Mudando o meio de propagação do gás para um sólido, somente a velocidade de propagação aumentará, permanecendo inalterada a freqüência e o comprimento de onda inicial.
 
5- A respeito das ondas é correto afirmar:
01)   A freqüência de uma onda numa corda é igual ao numero de oscilações por unidade de tempo de um ponto da corda.
02)   O fenômeno que ocorre com as ondas na superfície da água, espalhando-se em todas as direções ao atravessarem uma pequena abertura feita num anteparo colocado na água, chama-se difração.
03)   As ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo, mais não em meios materiais.
08)   Ondas transversais são aquelas que a direção da propagação é perpendicular à direção de vibração;.
16)    Uma onda transfere energia de um ponto através do transporte de matéria do meio de propagação.
32)    O som se propaga nos fluídos por meio de ondas longitudinais.
 
6-Julgue as proposições sobre os fenômenos ondulatórios:
01-   A difração ocorre somente com o Som.
02-   A polarização ocorre somente com a Luz
04- Na refração a velocidade da onda muda, mais a freqüência permanece a mesma.
08-   Na dispersão da luz, a onda que sofre o maior desvio e a que possui a menor velocidade dentro do prisma.
16-   Tanto na reflexão quanto na difração a onda não muda sua velocidade, freqüência e comprimento de onda.
 
 
7-É correto afirmar:
01)   Uma onda sonora ao passar do ar para a água aumenta seu comprimento de onda.
02)   A distância entre duas cristas consecutivas é chamado período.
04)   É possível variar amplitude de uma onda sem alterar sua freqüência.
08)    A luz amarela ao passar do ar para a água aumenta seu comprimento de onda.
16)   Em uma tempestade ao notarmos um relâmpago, verificamos primeiro o clarão da luz e depois o som.
32)   As ondas transversais transportam energia e as longitudinais transportam matéria.
64)   A luz necessita de meio material para se propagar.
 
 
8-(Unesp) Issac Newton demonstrou, mesmo sem considerar o modelo ondulatório, que a luz do Sol, que vemos branca, é o resultado da composição adequada das diferentes cores. Considerando hoje o caráter ondulatório da luz, podemos assegurar que ondas de luz correspondentes às diferentes cores terão sempre, no vácuo,
a) o mesmo comprimento de onda.
b) a mesma freqüência.
c) o mesmo período.
d) a mesma amplitude.
e) a mesma velocidade
9-Durante nossas aulas estudamos diversos fenômenos ondulatórios.Um deles foi explicar o que acontecia com uma onda que se propagava numa mola.Esta onda na mola é mecânica ou eletromagnética?Imagine que esta onda se propaga de um extremo a outro na mola, fazendo isso ela está propagando matéria ou energia através da mola?
.
10-A figura representa uma onda propagando-se num meio qualquer e sofrendo reflexão ao incidir sobre uma superfície,retornando ao mesmo meio inicial.Após a reflexão, julgue os itens e coloque V na(s) verdadeira(s) e  F na(s) falsa(s).(5c)
a) (       ) a freqüência da onda permanece constante.
b) (       ) a velocidade da onda diminui.
c) (       ) o comprimento da onda aumenta.
d) (       ) o ângulo de reflexão é igual ao de incidência.
e) (   ) a onda aumenta seu período.
11-Ao mergulharmos na água do mar notamos que é possível perceber os raios luminosos no interior da água , neste fenômeno tão simples o que podemos afirmar sobre o que acontece com a freqüência da onda da luz ao passar do ar para a água?
 
12-Ao notarmos um raio em um dia de tempestade que cai a uns 300 metros de distância, visualizamos primeiro o raio ou ouvimos antes o trovão?
 
13-Ao mergulharmos na água do mar notamos que é possível perceber os raios luminosos no interior da água , neste fenômeno tão simples o que podemos afirmar sobre o que acontece com a freqüência da onda da luz ao passar do ar para a água?Justifique sua resposta.(3c)
 
14-Uma perfuratriz cavou um poço para explorar petróleo, para medir o comprimento do mesmo foi utilizado um vibrador sonoro de freqüência de 200 Hz com um comprimento de onda de 2 metros, sabendo que o pulso emitido pelo vibrador demorou 20 segundos para retornar até a superfície, qual é o comprimento do poço?
 
15-A figura representa as cristas de uma onda propagando-se na superfície da água em direção a uma barreira. Após a reflexão na barreira, julgue os itens e coloque V na(s) verdadeira(s) e  F na(s) falsa(s).



Ondas

"Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.

Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso). Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma onda magnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso das ondas eletromagnéticas no vácuo ou dos neutrinos através da matéria, onde as partículas do meio oscilam à volta de um ponto médio mas não se deslocam. Exceto pela radiação eletromagnética, e provavelmente as ondas gravitacionais, que podem se propagar através do vácuo, as ondas existem em um meio cuja deformação é capaz de produzir forças de restauração através das quais elas viajam e podem transferir energia de um lugar para outro sem que qualquer das partículas do meio seja deslocada; isto é, a onda não transporta matéria. Há, entretanto, oscilações sempre associadas ao meio de propagação.

Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direcção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direcção perpendicular à direcção de propagação da onda."
 
 
 
 
 
 

Ex- Fenômenos Químicos e Físicos


EXERCÍCIOS – Fenômenos Químicos e Fenômenos Físicos.

 

Questão 01)

Quando uma substância muda de tamanho, forma, aparência ou volume, sem alterar sua composição, temos um fenômeno:

a) Físico.

b) Químico.

c) Nuclear.

d) Todas as alternativas acima estão corretas.

 

Questão 02)

Ao se adicionar sódio metálico em água, ocorre reação deste com a água, com liberação de gás hidrogênio (H2), conforme representada pela equação:

 

Na0 (s) + H2O (l) => NaOH (aq) + 1/2H2 (g)

 

O fenômeno descrito pode ser classificado como:

a) físico, porque ocorre a dissolução do sódio metálico.

b) químico, porque ocorre a formação de íons Na+ em solução e desprendimento de gás hidrogênio.

c) físico, porque evaporando-se a água, pode-se recuperar o sódio metálico.

d) físico e químico, porque alterou a estrutura do sódio metálico e produziu hidrogênio a partir da água líquida.

e) físico, porque não alterou as propriedades físicas do sódio metálico

 

Questão 03) (UFPB 2009)

Os fenômenos, a seguir, referem-se a efeitos de ações humanas sobre o meio ambiente ou a medidas corretivas para minimizar esses efeitos. Entre eles, identifique os que representam transformações físicas:

1-      A etapa de fusão dos metais no processo de reciclagem.

2-      A queima do biodiesel nos automóveis.

3-      A filtração da fuligem presente nos gases de emissão das indústrias.

4-      A desinfecção da água por adição de solução de hipoclorito de sódio (água sanitária).

5-      A mudança das condições nutricionais do solo por ação da chuva ácida.

 

Questão 04) Em 1994, tivemos várias florestas queimadas. Podemos afirmar que:


a) as queimadas são fenômenos físicos.
b) as queimadas são fenômenos químicos.
c) gerou-se muita chuva.
d) houve mudança de estado da matéria com as queimadas.
e) as queimadas causaram uma diminuição da poluição mundial.

Questão 05) Indicar a alternativa que represente um processo químico.

a) Dissolução de cloreto de sódio em água.
b) Fusão de aspirina.
c) Destilação fracionada de ar líquido.
d) Corrosão de uma chapa de ferro.
e) Evaporação da água do mar.

Questão 06) Assinale a alternativa que indica uma reação química:


a) liquefação do gelo.
b) dissolução de sal em água.
c) sublimação da naftalina.
d) formação de ferrugem.
e) evaporação do álcool.

 

Questão 07) Assinale a alternativa que indica um processo químico:


a) solidificação da água.
b) fusão de uma lâmina de aço.
c) escurecimento de uma colher de prata.
d) dissolução de um cubo de gelo em água.
e) atração de limalha de ferro por um imã.

 

Questão 08) Indique entre as alternativas adiante a que representa um processo químico.


a) Dissolução de sal de cozinha (cloreto de sódio) em água.
b) Corrosão de uma chapa de ferro.
c) Destilação fracionada de ar líquido.
d) Fusão de um comprimido de ácido acetilsalicílico.
e) Evaporação de água de uma lagoa.

Questão 09) Considere os fenômenos seguintes:
I.Ao abrir uma garrafa de refrigerante, ocorre liberação de gás.
II.Ao se colocar água oxigenada sobre uma ferida, ocorre efervescência.
III.Através de um canudinho para refrigerante, ao soprar sobre água de cal, ocorre turvação. IV. Ao se colocar fermento na massa de pão, observa-se, pouco tempo depois, a expansão da massa. V. Quando se deixa cair, sobre a língua, gotas de limão, tem-se uma forte sensação de sabor azedo.São fenômenos físicos:


a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) III e V
e) I e V

Questão 10) NÃO representa um fenômeno químico:
a) precipitação da chuva.
b) fermentação da massa na fabricação de pães.
c) dissolução de um comprimido efervescente em água.
d) destruição da camada de ozônio.

Questão 11) NÃO envolve reação química o fenômeno da(o)


a) queima de um fósforo.
b) precipitação da chuva.
c) caramelização do açúcar.
d) enferrujamento de uma calha.

 

Questão 12)  Transcreva todos os processos dos exercícios anteriores e classifique-os em físicos ou químicos.

 

Exercícios sobre Vetores

 
 
 

Exercícios sobre Vidraria de Laboratório

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - Vidraria de Laboratório.


 






1. ( ERSHC -2012 ) Não mede ,e, nem transporta volumes.

a) pipeta volumétrica.

b) pipeta graduada.

c) bureta volumétrica.

d) proveta

e) nenhuma resposta acima.



2.( ERSHC - 2012 ) Operações que liberam vapores tóxicos devem ser realizadas preferencialmente;
a) Ao ar livre.
b) No tubo de ensaio.
c) Na capela.
d) Na bureta.
e) Na placa de Petri.


3.(ERSHC-2006) Não podemos usar materiais do cotidiano, tais como: faca, colher, copos etc. no laboratório. Para isso, temos uma vasta lista de materiais específicos para cada operação. Com base nos seus conhecimentos, julgue as sentenças em verdadeiras ou falsas.

 


O almofariz e o pistilo são empregados para triturar e pulverizar (tornar pó os sólidos).
 
A bureta serve para medir volumes e é extremamente exata.
 
A pipeta volumétrica mede e transfere volumes fixos com grande precisão.

A proveta é usada para fecundar óvulos com espermatozóides na formação dos bebês de proveta.

O condensador de serpentina é mais indicada para condensar líquidos voláteis em comparação ao condensador de cano reto (liebig)
4.(F. Objetivo-SP) Dada a aparelhagem de laboratório, indique a que não está esquematizada.

a) Béquer
b) Pipeta
c) Erlenmeyer
d) Condensador
e) Proveta

5. (UFS) O instrumento de laboratório representado abaixo é:




a) cilindro graduado.

b) frasco lavador.

c) balão volumétrico.

d) funil de separação.

e) balão de destilação.



6.(UFAMAZONAS-2005) Em uma residência, é possível encontrar vários objetos cujas utilidades variam de acordo com a forma, por exemplo: copo, xícara e cálice. Em um laboratório químico, não é diferente, existindo vidrarias com formas distintas que são utilizadas em procedimentos laboratoriais específicos. Analise as imagens a seguir.




Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre vidrarias de laboratório, considere as afirmativas a seguir.
I. A vidraria (A) é utilizada para separar os componentes de uma mistura constituída por dois líquidos miscíveis.
II. Para separar a água dos demais componentes da água do mar, sem a areia, é utilizada a vidraria (B).
III. Ao passar uma solução aquosa de sulfato de cobre (azul) e sem corpo de fundo pelo aparato (C), m papel de filtro, o filtrado resultante será incolor.
IV. A vidraria (D) é utilizada na determinação da concentração de uma solução ácida.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, III e IV
e) II, III e IV


7. ( ERSHC -2012 ) Observando a imagem tirada de uma aluna fazendo uma operação num laboratório podemos afirmar que:

a) É uma operação de separação de misturas heterogêneas, do tipo destilação.
b) Certamente sobre a bancada não há uma pipeta.
c) É com certeza uma separação de dois líquidos miscíveis.
d) O líquido no béquer é denominado " líquido filtrado ".
e) Há certamente sobre bancada: almofariz, funil de vidro, pistilo e frasco lavador.

8. ( ERSHC -2012 ) Em um acidente envolvendo ácidos ou outro qualquer material corrosivo:
a) Devemos molhar o local com água abundante e avisar ao professor.
b) Devemos correr imediatamente do local e avisar ao professor.
c) Devemos enxugar o mais rápido possível com papel para evitar queimar os colegas.
d) Devemos ficar parados e avisar ao professor para que ele efetue os primeiros socorros.
e) devemos molhar o local com água abundante e correr imediatamente do local.


9. ( ERSHC -2012 ) Em casos de acidentes envolvendo fogo com o bico de Bunsen devemos:
a) Chamar os bombeiros e evacuar o local imediatamente.
b) Avisar ao professor e sair do local correndo mediatamente.
c) Não esperar por ajuda e evacuar o local o mais rápido possível.
d) Não se desesperar,verificar se pode fechar a válvula, não conseguindo, avisar ao professor e sair do local.
e) Não se desesperar,verificar se pode fechar a válvula, não conseguindo, jogar um pano molhado sobre a chama , avisar ao professor e sair do local.


10.( ERSHC -2012 ) É extremamente proibido dentro de um laboratório, EXCETO:
a) Cheirar as substâncias para saber o que está usando.
b) Deixar os cabelos , quando longos , amarrados como um rabo de cavalo.
c) Trabalhar com ácidos e bases concentradas sem luvas de procedimento.
d) Mascar chicletes, balas e lanchar.
e) Ficar misturando produtos desconhecidos para ver se descobre algo novo.







11. (UECE- 2006) Os equipamentos representados nas figuras são utilizados para separar:







a) Componentes de uma mistura de gases.
b) Componentes de uma solução sólido-líquido.
c) Componentes de um sistema de líquidos imiscíveis.
d) Gases provenientes de uma eletrólise.

12. (UFPB- 2006) A extração de substâncias químicas - como as que apresentam atividade farmacológica, obtidas a partir de qualquer material de origem natural, seja ele vegetal ou animal - envolve diversas operações de laboratório.
Nesse sentido, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as operações de laboratório com os respectivos equipamentos utilizados.

1. secagem ( ) funil de Büchner
2. filtração a vácuo ( ) proveta
3. destilação ( ) estufa
4. medidas de volume de líquidos ( ) almofariz e pistilo
5. trituração ( ) condensador
6. filtração

A seqüência numérica correta é:

a) 6, 4, 1, 5 e 3.
b) 2, 4, 1, 5 e 3.
c) 1, 5, 3, 2 e 4.
d) 1, 5, 3, 6 e 4.
e) 6, 4, 3, 5 e 1.